Evento gratuito acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, com atividades sensoriais, sessão de cinema inclusiva e espaços adaptados para receber pessoas com neurodivergência e deficiência
O Shopping Del Rey promove, nos dias 31 de maio e 1º de junho, mais uma edição do Fim de Semana Inclusivo. A iniciativa desenvolvida em parceria com uma equipe multidisciplinar especializada no tema, visa à inclusão de pessoas neurodivergentes e com outros tipos de deficiência, a partir da oferta de ambientes e atividades que respeitam suas necessidades e proporcionam entretenimento de qualidade às famílias atípicas. O evento gratuito será realizado no Clubinho Del Rey, no 1º piso, e contará com uma programação exclusiva, que inclui atividades sensoriais e sessões de cinema e brincadeiras.
Durante os dois dias, das 12h às 18h, o Clubinho Del Rey receberá atividades orientadas por assistentes terapêuticas, com brinquedos e dinâmicas sensoriais, que estimulam a criatividade e habilidades motoras e cognitivas. O espaço será totalmente adaptado para oferecer mais conforto e segurança às crianças com diferentes perfis de desenvolvimento, além de proporcionar a troca de ideias e experiências entre famílias que vivenciam diariamente os mesmos desafios. “Tudo é pensado com muito carinho e responsabilidade, para que as famílias se sintam, de fato, acolhidas e para que as crianças possam se divertir de forma livre, cada uma à sua maneira”, afirma Kátia Andrade, gerente de marketing do Shopping Del Rey.
Mas a diversão não para por aí. No sábado (31), às 11h, as famílias atípicas poderão curtir, gratuitamente, no cinema uma sessão inclusiva da animação recém-lançada Lilo & Stitch – com redução de estímulos sensoriais, como luzes e sons, que costumam causar desconforto em pessoas com neurodivergência – e receberão um kit lanche, que inclui pipoca e refrigerante. Já no domingo (1º), elas poderão se divertir no parque de infláveis do Mundo Bita, em duas sessões, às 11h e 11h30.
Para participar dessas ações especiais, os pais ou responsáveis devem reservar os ingressos no aplicativo do Shopping Del Rey, por meio do Programa de Benefícios. Basta baixar o aplicativo do shopping gratuitamente e cadastrar uma nota de compra de qualquer valor, realizada em uma das operações do Del Rey. Os ingressos são limitados e serão validados no local, mediante apresentação de documento comprobatório do diagnóstico.
Conexão que fortalece
Curadora do projeto e idealizadora do 1º Congresso Mineiro de TEA (Transtorno do Espectro Autista) na Atualidade, a médica Florence Assis ressalta a importância da iniciativa para o acolhimento e fortalecimento das famílias atípicas. “Ações como essa são fundamentais para trazer mais leveza ao nosso dia a dia, garantindo representatividade e promovendo a empatia desde a infância. São momentos que criam vínculos, novas memórias e fortalecem a rede de apoio das famílias”, enfatiza Florence, que teve o diagnóstico tardio de TEA e é mãe atípica – dois de seus cinco filhos estão no espectro. Durante a primeira edição do Fim de Semana Inclusivo do Shopping Del Rey, realizada em abril, dezenas de famílias participaram das atividades, entre elas a Renata Ortlieb, mãe atípica, que se surpreendeu com o entusiasmo do filho. “Meu filho adorou o cinema, teve pipoca e refrigerante. Tinha criança pulando, gritando, assistindo ao filme… Estava muito bom. Ninguém se incomodou com nada. Ele amou!”, afirma. O Fim de Semana Inclusivo do Shopping Del Rey é realizado com o apoio do @montandoumtime, da Spider, da Criando Brinquedos e do Outback – unidade Del Rey. Uma nova edição do evento está confirmada para os dias 21 e 22 de junho, em celebração ao Dia do Orgulho Autista (18/06).
Perfil do Autismo em Minas Gerais
Segundo um levantamento inédito desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há cerca de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Minas Gerais é o segundo estado brasileiro, em números absolutos, com mais pessoas com a confirmação de TEA: são 229 mil casos, sendo 30,4 mil residentes em Belo Horizonte. Atualmente, 59,7% dos mineiros com autismo são homens e cerca de 35% crianças e adolescentes.