window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/belohorizonte-br.informativomineiro.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.8.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\ud83d\udd25","\ud83d\udc26\u200b\ud83d\udd25")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()
Pular para o conteúdo

Museu dos Brinquedos promove debate sobre o brincar no seminário gratuito “Tempo da Infância”

Foto: Divulgação

Para debater o brincar como a principal linguagem das crianças, o pensar e agir pela diversidade, os desafios da infância no espaço urbano e as possibilidades da construção coletiva de uma cidade melhor para todos com as crianças, o Museu dos Brinquedos realizará no dia 30 de outubro, o seminário “Tempo da Infância – Para pensar a criança”.

O evento marca o encerramento das comemorações do mês das crianças e será realizado no auditório do Espaço de Eventos da Unimed-BH (Rua dos Inconfidentes, 44 – Bairro Funcionários) das 13h às 18h.

Esse é o primeiro seminário promovido pelo Museu, que integra uma extensa programação de comemoração pelo mês das crianças e tem como foco ser um momento de reflexão sobre questões relacionadas à infância contemporânea com a troca de experiências entre ativistas e especialistas de diferentes áreas do conhecimento e o público formado por educadores, pais, mães e demais interessados.



A infância sobe diferentes ângulos

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Quatro mulheres foram convidadas para falar sobre a infância sob diferentes ângulos. A pedagoga Fernanda Clímaco falará sobre a importância do brincar, linguagem principal da infância, e do papel de educadores e da família na garantia do tempo e do espaço de ser criança. Já Mariana Rosa, autora do blog Diário da Mãe da Alice e ativista da inclusão, abordará as questões relacionadas à valorização da diversidade para uma educação na perspectiva inclusiva.

A jornalista Desirée Ruas trará para o Seminário o debate sobre a forma como o espaço público dialoga com a infância assim como a mobilização necessária para que a cidade seja interessante, ível e segura para todas as crianças. Por fim, na palestra principal, a socióloga Nayana Brettas contará sobre sua experiência com metodologias de escuta da infância e o programa lúdico ImaginaC.



 

Ouvir as crianças nas questões da cidade

Mas, afinal, como incentivar a escuta e a participação das crianças nas questões da cidade? “Acreditamos que as crianças são a chave da transformação, e que devemos dar voz e vez a elas na construção de cidades e vidas mais saudáveis e prósperas”, explica Nayana Brettas. A socióloga participa do seminário “Tempo da Infância” para compartilhar a metodologia criada por ela para viabilizar a participação de meninos e meninas nas questões dos locais onde vivem.

O ImaginaC é um programa lúdico resultado de mais de quinze anos de pesquisa e experimentações. No Glicério, em São Paulo, a metodologia para transformar cidades com as crianças, chamada de “Criança Fala”, foi testada com sucesso por dois anos e o bairro foi transformado com a ajuda da garotada. “Como em uma divertida brincadeira, as crianças são convidadas a embarcar no foguete ImaginaC para conhecer cidades e comunidades imaginadas e transformadas pelas crianças e suas criaturas fantásticas com superpoderes de ajudar a natureza”, explica a idealizadora do programa.

+Na série “Fora de Série”, filarmônica de minas gerais dedica-se à Alemanha

+O ItaúPower Shopping leva você de volta aos anos 80

O Seminário Tempo de Infância também conta com a participação especial do brincante Rodrigo Libânio Christo, da contadora de histórias Lucrécia Leite e do Movimento BH pela Infância, movimento social que incentiva a reflexão sobre a cidade e a criança, integrando o debate sobre a educação, cultura, alimentação, saúde e sustentabilidade.

A entrada é gratuita e as inscrições estão abertas, podendo ser feitas pelo telefone (31) 97170-1480 ou pelo link https://goo.gl/3aV84n.

Informações

Seminário Tempo de Infância

Data: 30 de outubro

Local: Espaço de Eventos da Unimed-BH (Rua dos Inconfidentes, 44 – Bairro Funcionários)

Horário: 13h às 18h

Entrada gratuita – Inscrições gratuitas no link https://goo.gl/3aV84n

 

Programação:

13h – Credenciamento

13h20 – Abertura cantante com Rodrigo Libânio Christo

13h50 –Tempo da Infância – O brincar como linguagem principal da criança, com Fernanda Climaco

14h30 – Todas as infâncias – O pensar e o agir pela diversidade e por uma sociedade inclusiva, com Mariana Rosa

15h10 – Coffe-break

15h40 – A criança e a cidade – A invisibilidade e os desafios da infância no espaço urbano, com Desirée Ruas

16h20 – Palestra Principal – ImaginaC – Um programa lúdico para descobrir e transformar cidades com as crianças, com Nayana Brettas

18h – Encerramento

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Nimai Dasa

Nimai Dasa

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓

Gerador de tráfego de site gratuito