window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/belohorizonte-br.informativomineiro.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.8.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\ud83d\udd25","\ud83d\udc26\u200b\ud83d\udd25")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()
Pular para o conteúdo

Mater Dei promove roda de conversa sobre Cardiopatia Congênita

Foto: Rafael Motta

No dia 12 de junho se comemora o Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita. Além do simbolismo da data, que marca a luta diária de várias crianças, utilizamos este momento para alertar a população e os profissionais de saúde sobre este problema de saúde, ainda desconhecido por muitos.
Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando este órgão é formado. Estas alterações podem causar disfunções no desenvolvimento do feto, podendo comprometer o indivíduo em todas as faixas etárias. A conscientização sobre este tema é ferramenta fundamental para obtermos bons resultados e reduzirmos os danos causados por estas malformações.

Pensando no maior esclarecimento sobre a doença, a Rede Mater Dei de Saúde vai promover, na próxima segunda-feira, uma roda de conversa, batizada “De Coração para Coração”, com pacientes e familiares. “A conscientização sobre este assunto é de suma importância. Por meio dela podemos identificar o problema de forma precoce e tomar as condutas necessárias, e em tempo hábil, para que o tratamento seja instituído e que a recuperação desta criança seja mais provável”, destaca a coordenadora da cardiologia pediátrica da Rede Mater Dei de Saúde, a cardiologista Marina Fantini. Ela ressalta que, ao conscientizar a população sobre a existência e a gravidade das cardiopatias congênitas, é possível promover a busca por atendimento médico especializado. Isso garante que os pacientes sejam encaminhados para centros especializados em cardiologia pediátrica, onde terão o a tratamentos avançados e equipe multidisciplinar especializada. “A repercussão disso é a redução nas taxas de morbimortalidade relacionadas às cardiopatias”, enfatiza a especialista.

O evento será realizado no Jardim do Mater Dei Contorno e terá como mediadora Rachel Santos Sereno, profissional pós-Graduada em enfermagem neonatal, com mais de 20 anos de experiência em serviços de UTI de Neonatal. “Será um encontro leve e festivo, que tem por objetivo proporcionar o encontro entre famílias e equipe assistencial. Só quem ou por uma cirurgia cardíaca entende como é importante esta integração. O cuidado com uma criança cardiopata a por aspectos técnicos e emocionais. Precisamos nos atentar aos aspectos fisiológicos de cada coração, sem nos esquecermos de que existe uma família aflita e angustiada nos bastidores desta história”, comenta a cardiologista.

Essa condição está entre as malformações que mais matam na infância e ainda permanecem como a terceira causa de óbito no período neonatal (28 dias após o parto). A cada mil bebês, 10 nascem com algum tipo de condição. Por ano, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 mil crianças nascem com o problema no Brasil e aproximadamente 40% vão necessitar de cirurgia ainda no primeiro ano, o que representa 12 mil pacientes.
As cardiopatias congênitas são as malformações que mais matam na infância e ainda permanecem como a terceira causa de óbito no período neonatal (28 dias após o parto), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Por ano, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 mil crianças nascem com o problema no Brasil. Destas, 40% (ou seja, 12000 crianças) necessitarão de cirurgia ainda no primeiro ano de via.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Sobre a cardiologia pediátrica da Rede Mater Dei de Saúde

A Rede Mater Dei oferece aos pacientes portadores de cardiopatia congênita um cuidado integrado e multidisciplinar, desde a vida fetal. Na nossa rotina obstétrica as gestantes realizam o ecocardiograma fetal e são direcionadas a um acompanhamento com a equipe da cardiologia pediátrica e fetal. As propostas são estabelecidas de forma individualizada.
Contamos com uma equipe renomada e experiente de cardiologistas pediátricos, ecocardiografistas e cirurgiões cardíacos. Sempre disponíveis para atender a qualquer demanda.
Nossa UTIP é preparada para acolher e cuidar. Seguimos recomendações internacionais, com todas as creditações necessárias. Os protocolos institucionais são bem estabelecidos, com um plano de educação continuada constante.
Para os pacientes críticos, contamos com todo tipo de e de terapia intensiva. Somos o único centro mineiro capaz de oferecer aos pacientes críticos o e de assistência circulatória mecânica, terapia fundamental nos procedimentos cirúrgicos cardiovasculares complexos.
Também, dentro do escopo da cardiologia pediátrica, oferecemos ambulatórios, risco cirúrgico pediátrico e todos os exames relacionados aos cuidados do coração, do feto ao adulto com cardiopatia congênita.

 

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Nimai Dasa

Nimai Dasa

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓

Gerador de tráfego de site gratuito