window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/belohorizonte-br.informativomineiro.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.8.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\ud83d\udd25","\ud83d\udc26\u200b\ud83d\udd25")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()
Pular para o conteúdo

AVC: principal causa de incapacidade entre adultos, doença tem sintomas ainda banalizados pela maioria das pessoas  

Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade de adultos e um dos males que mais matam no mundo. Sem escolher idade – pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos – ele se apresenta, geralmente, com sintomas súbitos: fraqueza em um dos lados do corpo, boca torta e dificuldade na fala, distúrbio da visão, tontura, instabilidade na marcha e dor de cabeça intensa. Para alertar as pessoas sobre a doença, 29 de Outubro foi instituído o Dia Mundial de Prevenção ao AVC.

De acordo com a médica neurologista Júlia Kallás, coordenadora do Serviço de Neurologia do Hospital Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte, mesmo sendo a segunda maior causa de mortalidade no mundo, lamentavelmente ainda é uma doença cujos sintomas são banalizados pela maioria das pessoas. Segundo ela, identificar os principais sintomas do AVC é fundamental porque o tratamento é mais eficaz nas primeiras horas. Vale lembrar que 80% dos acidentes vasculares cerebrais são evitáveis.

“Todo mundo que sente dor no peito, acha que é infarto e vai para a emergência. No caso do AVC, se a pessoa acorda com o braço mais fraco, a boca torta, ela não procura o hospital, acha que é algo ageiro, que vai melhorar em casa. Se você está tomando café, o braço paralisa e não segura mais a xícara, vá para o pronto socorro. O AVC é uma emergência, geralmente mal interpretada”, alerta.

S.A.M.U. Uma das técnicas mais simples e difundidas no mundo é o S.A.M.U., você já ouviu falar? Se você vir alguém que parece não estar bem, caído no chão ou paralisado, peça que ele sorria, abrace ou cante uma música. Se a boca se mostrar torta para um lado; se a pessoa não conseguir sustentar o braço no abraço; ou não conseguir cantarolar a música, acione o serviço de urgência, pois o risco de um AVC agudo é alto. Esse é um dos procedimentos mais simples e praticados na atualidade para detectar precocemente um AVC.


Rapid agiliza tratamento –
Atenta aos procedimentos e tecnologias mais recentes usados no mundo em várias áreas da medicina, a Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza para seus pacientes o Rapid, software de inteligência artificial que processa a imagem do cérebro de forma mais ágil e ajuda a equipe médica a definir com mais segurança a linha de tratamento a ser adotada no caso de um AVC.

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE NO WHATSAPP

“O tempo é sempre um fator relevante – quanto mais rápido o atendimento de um AVC, maiores são as chances de recuperação completa, diminuindo a mortalidade e o comprometimento do paciente. O software trouxe agilidade e precisão na adoção de um procedimento chamado trombequitomia, que nos permite aplicar uma medicação venosa no paciente para desfazermos qualquer oclusão em grandes vasos entre seis e 24h depois dos primeiros sintomas do AVC. Na prática, é podermos adotar o procedimento em pacientes que no ado estariam fadados a permanecer mais tempo no CTI, talvez com sequelas mais significativas e maior tempo na recuperação”, explica Júlia Kallás.

Segundo a neurologista, para melhorar ainda mais o atendimento e identificar o quanto antes um paciente com AVC, a Rede Mater Dei tem um treinamento periódico que vai do porteiro ao atendente, do istrativo à enfermagem.

“Se uma pessoa chega com algum sintoma de AVC, na porta do hospital é acionado um código que rapidamente liga um sistema para a equipe de neurologia. O Rapid, já implantado na área de tomografia, envia as imagens e análises para os celulares dos médicos, mostrando o caso e se ele é elegível para a trombequitomia. Esse sistema é uma revolução para os casos de AVC, uma chance a mais para salvar a vida das pessoas”, conclui Júlia.

AVC e infarto – Muitas pessoas ainda confundem AVC com infarto – mal que atinge o coração. Este é resultado do entupimento das artérias coronárias que são responsáveis pela nutrição das células cardíacas. Quando isso ocorre, falta oxigênio e sangue para o tecido cardíaco, gerando uma morte celular e, consequentemente, perda da força de contração do coração.

São dois os tipos de AVC: o isquêmico e o hemorrágico, sendo o isquêmico quando há obstrução de um vaso cerebral, impedindo a agem de oxigênio, e o hemorrágico quando há o rompimento de uma artéria, provocando hemorragia dentro do cérebro.

Tanto para prevenir um AVC como um infarte, é preciso associar à rotina 10 os: controlar a pressão arterial, controlar o diabetes, controlar arritmias, evitar o tabagismo, praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada, controlar o colesterol, controlar o etilismo, reduzir o estresse e a obesidade.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde 

Somos uma rede de saúde completa, com 41 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Nimai Dasa

Nimai Dasa

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓

Gerador de tráfego de site gratuito